sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Mamona

Eu faço as minhas postagens  baseado  no meu do  dia a dia.
Veja a pergunta que o meu filho me fez ontem:
"Mae, como está classificada a mamona?
Eu respondi a ele que não sabia, que iria pesquisar e depois conversaríamos.
Olha o que eu encontrei


A mamona é um vegetal.
É a semente da mamoneira.
No Nordeste ela também é chamada de carrapateira.
Dela extraímos o óleo de rícino, usado na medicina popular como  purgativo(laxante).
Usado ainda como matéria-prima para  o biodiesel.
A semente dela é altamente tóxica.
Os  principais países  produtores de mamonas são: India,China e o Brasil.
Os principais consumidores são: Estados Unidos e França.
No Brasil, a produção está concentrada nos Estados da Bahia, Ceará, Minas Gerais e Pernambuco.
A origem do seu nome, não se sabe ao certo, foi adotado talvez pela semelhança de suas folhas com as folhas do mamão.
Gostou?
Eu achei interessante a pergunta dele, porque  me levou de  volta ao passado.
O meu avó sempre dava para nós o óleo de rícino, e você sabe que eu nunca tinha este conhecimento, que  era proveniente da mamona...
Eu adorava ver os terreiros de mamona, eram necessário para a secagem.
Achava muito engraçado, elas estalavam expostas ao sol quente, pareciam pipoca.
Talvez aquela expressão: " Um sol de rachar mamona" ,tenha aí a sua origem
Gostou?

 dablink - coloque glitter nas fotos no orkut !

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails

Meus trabalhos

Meus mdfs

imagem caindo no blog