sábado, 17 de outubro de 2009

Horário de verão

Você sabe quem inventou o horário de verão?

A idéia de adiantar os relógios para aproveitar melhor as horas de sol foi lançada em 1784 nos Estados Unidos por Benjamin Franklin, numa época em que ainda não existia luz elétrica.

Mais tarde,o  londrino chamado William Willet, tentou sem sucesso, a proposta de  avançar os relógios em 20 minutos nos domingos do mês de abril e retardá-los a mesma quantidade nos domingos de setembro.

Logo surgiu  a polêmica, principalmente entre os fazendeiros, que queriam acordar com a luz do sol.

Porém, William Willet nem chegou a ver a sua ideia colocada em prática, morreu em 1931.

O horário de verão foi adotado na  Alemanha em 1916, seguido pela Inglaterra, e nos Estados Unidos em 1918, no Brasil dia 01 de Outubro de 1931. Hoje, aproximadamente, 30 países utilizam o horário de verão.



E não se esqueçam! Hoje  à 0h, os relógios terão que ser adiantados em uma hora, nas regiões Sul, Sudeste e Centro-oeste. Segundo informações do Ministério de Minas e Energia, o horário de verão deverá acabar à 0h do dia 15 de fevereiro de 2009.

A expectativa do governo é de que haja uma redução de 4% a 5% no horário de pico, o que equivale a uma economia de 2.000 MW, o suficiente para abastecer uma cidade com 6 milhões de habitantes.

O horário de verão é adotado sempre nessa época por causa do aumento na demanda, ocasionado pelo calor e pelo crescimento da produção industrial às vésperas do Natal. Nesse período, os dias têm maior duração por causa da posição da terra em relação ao sol, e a luminosidade natural pode ser melhor aproveitada.

Ao se adotar o horário de verão brasileiro ocorre um deslocamento na entrada da iluminação pública (devido à iluminação natural, ainda presente), que passa a não mais coincidir com a chegada das pessoas em casa após o trabalho. Por causa de fatores como este o aumento da demanda se dá de forma mais gradual, o que melhora a segurança do sistema, segundo o ONS.

Quando ele termina, ao contrário, temos essa hora que nos foi tomada de volta e a ilusão de um dia com 25 horas. É uma ilusão porque na verdade estamos apenas nos reajustando à natureza.

Com o fim do horário de verão os fenômenos celestes (nascer o pôr-do-sol, por exemplo) voltam a coincidir com o horário “normal” – que se não serve para economizar ou garantir mais segurança ao sistema elétrico, pelo menos é aquele com o qual estamos acostumados há milhares de anos.

Críticos do horário de verão alegam que a medida  causa um desconforto físico afetando o chamado relógio biológico das pessoas( sensação de perda de tempo), principalmente das mais velhas, com prejuízos à saúde.

Aproveite bem o seu horário de verão, abraço bem apertado



fonte: Wilkipedia, a enciclopédia livre

          http://www.zenite.nu/

          www1.folha.uol.com.br

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails

Meus trabalhos

Meus mdfs

imagem caindo no blog