sábado, 3 de outubro de 2009

FRAUDE NO ENEM

Sacanagem o que fizeram com os estudantes  que pretendiam prestar o ENEM!

Preocupação,  noites sem dormir  estudando,  um stress danado, expectativa, derrepente....







"O adiamento do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) que seria realizado neste fim de semana por 4,1 milhões de estudantes em todo País custará cerca de R$ 34 milhões. Mas ainda não se sabe quem arcará com os prejuízos. O valor corresponde ao que foi gasto com a impressão do material, que estava na fase final de distribuição. As despesas com a impressão da prova correspondem a 30% do valor da licitação do consórcio responsável pela impressão e distribuição dos exames que, segundo o ministro da Educação, Fernando Haddad, servirá agora como simulado. A prova, inclusive, já foi disponibilizada pelo Ministério da Educação para que os estudantes possam estudar.

O Enem foi cancelado ontem pelo MEC por que as provas vazaram. A denúncia foi feita pelo jornal O Estado de S.Paulo, que foi procurado por dois homens que tinham a prova impressa e estavam interessados em vendê-la por R$ 500 mil. Na tarde dessaquinta-feira um portal de notícias afirmou também ter sido procurado por pessoas interessadas em vender a prova. Segundo o site, um dos homens afirmou que conseguiu as provas com um colega da Polícia Federal de Brasília que tinha um cargo no Congresso e o perdeu por indicação política.

O vazamento seria "por vingança" e "para levantar algum dinheiro". Já o jornal Estado de S. Paulo recebeu a informação de que o material foi vazado por um funcionário do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pela elaboração das provas. Em ambos os casos os homens se diziam respaldados por um advogado e por cópias das provas que foram autenticadas em cartório.

Segundo o ministro, não há qualquer possibilidade de funcionários do Instituto Nacional de Educação (Inep) estarem envolvidos no vazamento, uma vez que os jornalistas tiveram acesso a uma prova impressa no formato específico. Ele afirmou que a investigação começará por São Paulo, onde um superintendente da Polícia Federal já foi indicado pelo diretor-geral da corporação, Luiz Fernando Corrêa, para apurar o caso.



Responsabilidade



O Consórcio Nacional de Avaliação e Seleção (Connasel) é a empresa responsável em operacionalizar o Enem. Formado pelas empresas Consultec, Funrio e Instituto Cetro, sediadas, respectivamente em Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo, o consórcio foi o único que participou da licitação. Apesar de não estar descartada a responsabilidade do consórcio no vazamento, deve ser ele o responsável pela impressão e distribuição das novas provas que, segundo o MEC, já está elaborada e deve ser aplicada em aproximadamente 45 dias.

Negando qualquer participação no vazamento, a Plural Editora e Gráfica Ltda, contratada pelo consórcio para a confecção de 9,4 milhões de exemplares da prova, emitiu nota afirmando que cumpriu as obrigações relacionadas à segurança e que uma equipe do consórcio acompanhou 24 horas por dia todo o processo produtivo.

"Não há tempo hábil para uma nova licitação. E temos dificuldade para fazer um contrato emergencial porque esse consórcio foi o único que apresentou proposta", explicou o ministro que, apesar de todas as dificuldades, não descarta a possibilidade de cancelar o contrato com o consórcio caso seja provada a responsabilidade do mesmo.

Haddad destacou que a logística do processo é muito complexa, mas que a segurança do Enem vem sendo reforçada a cada ano e que a chance de um vazamento como esse ocorrer era maior nos anos anteriores. Ele ressaltou, no entanto, que "os prejuízos poderiam ter sido muito maiores" se a fraude fosse descoberta depois da aplicação das provas.

Este será o primeiro ano que a nota do Enem valerá no processo seletivo da maioria das universidades federais do País. De acordo com o ministro, como existia uma folga entre a realização do Enem e a maioria dos vestibulares, o adiamento não deverá prejudicar a classificação dos alunos nas instituições. A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no entanto, suspendeu temporariamente as inscrições do vestibular. A nota do Enem será considerada na primeira parte do vestibular da instituição.

A comissão de Educação do Senado sinalizou que convidará o ministro para falar sobre o vazamento da prova, na próxima semana."



(fonte de reportagem extraído do TERRA)





Será que desonestidade e corrupção têm que andar juntas?

Quem paga por tudo isso?

Você acha que alguém será punido?

Talvez uma CPI?

Como você você prefere? com mussarela ou calabreza?

Nota 10 para os estudantes. Nota 0 para o infeliz que armou tudo isso.

Moleza é empurrar bêbado na descida.

Vai trabalhar, ralar, ganhar honestamente, lave a sua alma, honre sua honestidadade!

Tá fácil não...

Saiba mais sobre o ENEM

Exame Nacional do Ensino Médio

"Pra participar do ENEM você só precisa ter concluído ou estar no último ano do Ensino Médio. Se estiver fazendo o 3º ano em escola particular, você precisa pagar uma taxa de inscrição  e se estudar em escola pública, fica isento dessa taxa.

Fazendo esse Exame você ajuda o Ministério da Educação a avaliar a qualidade do ensino médio em escolas públicas e particulares do Brasil e, dessa forma, saber de que forma deve intervir pela melhoria da educação. Além disso, muitas universidades, faculdades e centros universitários do país aceitam a boa média no ENEM como forma de ingresso em um curso superior.



Assim, se você se sair bem na prova do ENEM, pode utilizar essa nota pra entrar pra universidade sem ter que fazer vestibular. Se a faculdade de seu interesse não utiliza esse critério, no mínimo, a média do ENEM lhe ajudará a conseguir bônus em sua nota do vestibular."





fonte de informação do site

http://www.mundoeducação.com.br/



















Valeu gente! O que não pode é desanimar, tem que acreditar que ainda existem pessoas honestas!



Enquantos uns choram outros vendem lenços.



Aproveitando o gancho...



OLIMPÍADAS  2016

É bacana saber  que o Rio de Janeiro conseguiu vencer a dura batalha contra Chicago,Madri e Tóquio.

É bacana saber  que  é a primeira vez que a América do Sul receberá, cediará uma olimpíada, e será no Rio de Janeiro,no Brasil, graças 66 votos  contra 32 a favor dos espanhóis.

Você já analisou quais as vantagens do Brasil sediar as olimpíadas de 2016?

Vale a pena questionar...

Veja quem ganha e quem perde



Reportagem de Lello Lopes

(uol esportes)

Em Copenhague (Dinamarca)



"O Rio de Janeiro venceu nesta sexta-feira a eleição do Comitê Olímpico Internacional e terá o direito de organizar as Olimpíadas de 2016. Entrando, agora, na fase de preparação para o evento, veja quem ganha e quem perde com o resultado:







Nuzman ganha

Presidente do COB e do comitê da candidatura, Nuzman foi o grande articulador da vitória do Rio. Chamado pela imprensa internacional de "carismático", aumentou o seu prestígio dentro do Comitê Olímpico Internacional (COI) e vai ficar sempre marcado como a pessoa que levou os Jogos Olímpicos ao Brasil.







Teixeira perde

Com a realização da Olimpíada em 2016 no Rio, a Copa do Mundo de futebol de 2014 ganha um concorrente de peso. Agora, os dois eventos vão tomar a atenção do governo, dos patrocinadores e da mídia nos próximos anos.









Lula ganha

O presidente do Brasil entrou na campanha pelo Rio de Janeiro desde o ínicio. O apoio irrestrito do governo federal foi um dos suportes da candidatura carioca. E Lula provou que tem um enorme poder de liderança, capaz até de ofuscar o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.







Obama perde

A falta de apoio a Chicago e a demora para decidir se iria ou não a Copenhague para defender a cidade marcaram a participação do presidente Barack Obama na campanha norte-americana. E isso foi um ponto decisivo para que Chicago perdesse a disputa pela sede olímpica de 2016.







Havelange ganha

Membro mais antigo do COI, Havelange provou que tem bastante influência dentro da entidade. O ex-presidente da Fifa fez campanha ferrenha para o Rio de Janeiro e convenceu diversos membros a votar na cidade. Mesmo longe do comando do futebol, o cartola mostrou que ainda reúne seguidores fiéis por onde passa.







Samaranch perde

A candidatura de Madri apostava na influência de Samaranch, ex-presidente do COI, para ganhar a eleição. Mas os membros fiéis ao espanhol não foram suficientes para evitar a segunda derrota consecutiva de Madri na tentativa de se tornar uma cidade olímpica.









O que muda com as olimpíadas?

E a saúde pública?

E a fila nos postos de saúde do Brasil inteiro?

Gente morrendo por  falta de atendimento  médico...

Greve de médicos na rede pública, né Sorocaba?

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails

Meus trabalhos

Meus mdfs

imagem caindo no blog