quarta-feira, 7 de outubro de 2009

CÓDIGO DE BARRAS





























Hoje o meu filho abiu a net e como todos que usam o Google, perceberam a homenagem feita ao código de barras ,e ele ficou me questionando sobre o assunto. Fomos pesquisar. Encontramos dados interessantes e resolvi dividir com vocês, vale a pena dar uma lidinha.

Nossa fonte de pesquisa foi a Wikipedia , Google site canal kids.

Você com certeza já reparou que na embalagem de quase tudo que se compra para sua casa, seja produto de  limpeza, higiene pessoal ,produtos alimentícios, material escolar, existe uma etiqueta, normalmente branca, com uma série de barrinhas pretas paralelas,de diferentes espessuras (umas são mais grossas, outras menos), e você que convive com esta realidade, já deve ter se questionado o que significa, como funciona...certo?

Criado há  57 anos ,pelos americanos Joseph Woodland e Bernard Silver,o código de barras, também chamado de  UPC, é  uma representação gráfica de dados que podem ser numéricos ou alfanuméricos dependendo do tipo de código de barras  utilizados





A leitura  dos dados é realizada por um equipamento chamado scanner que emite um raio vermelho que percorre todas as barras.Onde a barra for escura a luz é absorvida e, onde a barra for clara (espaços) a luz é refletida novamente para o  scanner reconhecendo os dados que ali estão representados.Os dados capturados nesta leitura são compreendidos pelo computador, que por sua vez converte-os em letras ou números humano-legíveis.





Veja a representação  do número que aparece,geralmente abaixo das barras, tome como exemplo este 7898357417892:

-os 3 primeiros  dígitos representam a origem, o país;

-os próximos dígitos, que podem variar de 4 a 7, representam a identificação da indústria dona da marca do produto, no exemplo é 835741(6dígitos);

-os dígitos 789 representam a identificação do produto determinado peça indústria;

-o último dígito 2 é chamado de dígito verificador, auxilia na segurança da leitura

Em Portugal, o código de barras surgiu pela primeira vez em 1985, onde o seu código de origem(lê-se no início do código) é 560. Já no Brasil, o código de barras teve início operacional implantado na década de 90.

O código de barras facilita a vida do proprietário da loja,a ter mais controle do seu estoque, do que tem na sua loja e do que vende.

Espero que vocês tenham gostado.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails

Meus trabalhos

Meus mdfs

imagem caindo no blog